Setembro Amarelo: trabalhador quer saúde mental e bem-estar, mostra pesquisa

Criciúma (SC)

A saúde mental dos brasileiros se tornou uma pauta de extrema relevância, principalmente após a pandemia causada pelo coronavírus. O isolamento social, por exemplo, resultou em um aumento de mais de 80% nos casos de ansiedade e estresse, de acordo com pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Com o avanço das discussões, o assunto não só deixou de ser tabu dentro dos espaços públicos e corporativos, como passou a ser considerado um diferencial pelos colaboradores na escolha do local de trabalho. 

Uma recente pesquisa realizada com mais de 2 mil pessoas por todo o país, em parceria com Opinion Box, demonstra que 72% dos brasileiros optariam trabalhar em uma corporação ou entidade que preza pela saúde mental do funcionário. Já 57% afirmam, ainda, ter passado a cuidar mais da saúde mental após vivenciar o cenário da pandemia.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Mais Sul - 795 x 205 px
Banner 795x205 - Portal Mais Sul - Coopercocal
COOPERALIANÇA-CAMPANHA-CHATBOT-BANNER-SITE- (3) - 795x205
Fim do anúncio

O esgotamento ligado ao excesso de tarefas já é uma doença reconhecida mundialmente. Outra pesquisa, desenvolvida pela Pearson, com mais de 8,1 mil pessoas ao redor do mundo e 1 mil brasileiros, apontou que 71% dos entrevistados, no Brasil, acreditam que as organizações deveriam oferecer serviços gratuitos de saúde mental aos empregados.

Solução criciumense

Diante do conhecimento sobre a necessidade de bem-estar além do âmbito pessoal, a psicóloga e empreendedora criciumense, Rosane Glislere, customizou uma ferramenta que tem atraído a atenção de empresas, instituições, além de órgãos e setores do poder público. Trata-se da plataforma digital Clube Jabuticabeiras, que oferece uma série de trilhas com conteúdos multimídia, todos voltados à prevenção em saúde mental. Inovadora, a proposta da startup foi a segunda colocada do Programa Inova Criciúma, que reconheceu e premiou 10 projetos em diferentes áreas. Atualmente, a startup da área da saúde está incubada no ecossistema de inovação e empreendedorismo da Unesc.

A plataforma atua no controle emocional, promove o equilíbrio da mente na tomada de decisões, traz dicas para manter vínculos afetivos, ensinamentos de como ter uma vida leve e produtiva, além da promoção do autodesenvolvimento, autoconhecimento e saúde mental. “O objetivo da plataforma é democratizar a saúde mental. Quando uma pessoa se sente bem, seu desenvolvimento dentro dos negócios também muda. Ela consegue olhar para o mesmo problema e encarar com um olhar diferenciado. Dentro da proposta, temos diversos programas digitais com vídeos e atividades para os colaboradores irem trabalhando por etapas”, explica Rosane.

Empresas da região já se beneficiam com o uso da plataforma

A Ouro Negro Transportes, com matriz em Criciúma e mais de seis filiais espalhadas pelo Brasil, foi uma das empresas a apostar na iniciativa de Rosane, que une psicoeducação e tecnologia. Cerca de 60 colaboradores, líderes de setores, têm acesso aos programas de desenvolvimento online da plataforma, que traz como base teórica conceitos de psicologia, coaching e constelação familiar. 

Entre os benefícios da plataforma Clube Jabuticabeiras estão o desenvolvimento e treinamento para o time da empresa, aumento de motivação para trabalhar, avanço de engajamento dentro do espaço corporativo, maiores resultados positivos e contribuição para uma sociedade saudável. 

“Depois da pandemia, em especial, a saúde mental passou a ser uma pauta muito trabalhada em nossa empresa. Se um ser humano não estiver bem emocionalmente ele não vai ter produtividade. Investimos na plataforma para os nossos líderes, a fim de que se reflita em toda a equipe. Após o investimento, percebemos uma melhora significativa no desempenho dos funcionários”, comemora Priscila Zanette, diretora-geral da Ouro Negro.

A coordenadora do departamento pessoal (DP) da empresa, Roberta Maria Dias Bertoncini, compartilha da mesma opinião e acrescenta: “Uma mente e um corpo em harmonia impactam positivamente em todos os aspectos da vida do colaborador. O intuito da plataforma do Clube Jabuticabeiras, essa proposta de equilíbrio emocional me encanta”, elogia.

Características e diferenciais da plataforma

A metodologia da plataforma Clube Jabuticabeiras contempla três etapas: autoconhecimento, saúde mental e consolidação. Com opções de planos tanto para empresas quanto para órgãos públicos, a ferramenta possui trilhas de conhecimento com vídeos sobre emoções, liderança, constelação familiar, ansiedade, entre outros assuntos, além de podnovelas, monitorias, indicadores de desempenho e acesso a eventos on-line. 

A implantação do sistema permite a personalização da plataforma conforme a identidade visual de empresas, instituições, órgãos e entidades; divulgação interna para os grupos que serão contemplados com o Clube Jabuticabeiras; cadastros dos usuários; acompanhamento dos colaboradores durante a jornada de desenvolvimento, entre outros indicadores.

Solução para desafogar o SUS

O Clube Jabuticabeiras funciona como a porta de entrada para a retomada da saúde mental tanto no ambiente de trabalho corporativo quanto nas cidades. A ferramenta, quando implantada pelas prefeituras, também permite desafogar os tratamentos feitos de forma individual pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de ampliar a capacidade no atendimento de pessoas com demandas leves. Outra vantagem é a sua atuação voltada para prevenção, o que resulta em uma diminuição dos gastos públicos futuros com medicações e internações, por exemplo.  

“Bem no início da pandemia, vi o crescimento nos casos relacionados à questão emocional, um sofrimento psíquico muito grande. Nesse momento, eu percebi que precisava criar outros tipos de serviços para levar às pessoas saúde mental, além do consultório. Foi assim que nasceu o Clube Jabuticabeiras, com o propósito de democratizar, de fato, a saúde mental, levando-a para as empresas e prefeituras”, pontua Rosane.


Quer receber as notícias na palma da sua mão? Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.


 

Leia também